quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SOU UM PROFISSIONAL DE EVENTOS?? Parte II

Bem, como vimos, um profissional de eventos deve ser um profissional preparado, qualificado, especializado.....
O caminho para chegar a esta condição pode começar na Universidade. O bacharelado em Relações Públicas é ainda o curso mais indicado por oferecer as maiores competências para tornar uma pessoa capacitada a atuar na área através de disciplinas chaves como organização de eventos, planejamento, ética, cerimonial, desenvolvimento de projetos, dentre outras. Cursos como Marketing e Turismo também oferecem em suas grades a disciplina Organização de Eventos, pois são áreas que têm correlação com a esfera de eventos.
É imprescindível que para exercer a atividade, o profissional tenha um conhecimento abrangente e multidisciplinar, afinal, estando à frente de um evento ele irá se deparar com situações que demandarão decisões, providências e exigências embasadas em certezas, não em ‘achismos’ ou amadorismo.
Por exemplo, hoje é cada vez mais constante a busca por parcerias para a realização de um evento. Essa parceria está relacionada à viabilidade financeira para este evento, e poderá se dar, principalmente, por meio de apoio, patrocínio e permuta. O patrocínio se tornou uma ação, não só importante para o evento, como também para as empresas que patrocinam, sendo uma excelente ferramenta de comunicação. Para isto precisa ser decidida, planejada e gerenciada por ambas as partes – patrocinador e patrocinado. Só um profissional de eventos qualificado saberá entender todos os meandros que cercam essa parceria, traduzida na captação de recursos para a viabilização de um evento.
É possível também buscar cursos específicos e de aperfeiçoamento como os oferecidos pelas unidades do Senac e, paralelamente, encontrar valiosas informações em alguns livros e revistas da área. Um bom exemplo é a Revista Feira & Cia que traz matérias enriquecedoras e atuais sobre eventos.
Como se percebe, eventos é uma área profissional abrangente e dinâmica que proporciona inúmeras oportunidades de trabalho, porém, não aceita amadores. Eventos são também importantes ferramentas comunicacionais para as empresas, e demandam profissionais sérios, responsáveis e capacitados para conseguir formatar e extrair deles todo seu potencial .
O fato é que um cliente, seja pessoa física ou jurídica, que concebeu a idéia de um evento espera que o profissional contratado para concretizar esta idéia, conheça e ‘domine’ todas as exigências para tornar seu evento o maior sucesso.
Abs,

Um comentário:

  1. Otimo texto... Mas bacharel em relações publicas é a melhor opção? Turismo, acredito eu que tambem seja uma otima opção de curso para seguir nesta area. Fazendo assim, futuramente cursos de aperfeiçoamento, como você mesmo cita no texto, seja em organização de curso, ou até mesmo alguma especialização em relações publicas. O que acha? Bom, é o que eu pretendo seguir e fazer. Me identifiquei muito com a area de organização de eventos e pretendo me aperfeisuar mais e mais. Abraços, ate +!

    ResponderExcluir

Você poderá ler também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...