sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SOU UM PROFISSIONAL DE EVENTOS?? Parte I

Hoje quero começar a falar de um assunto que permeia a área de eventos: Quem é o profissional de eventos ou ainda, o que fazer para se tornar um profissional de eventos. Muitas pessoas me perguntam o que fazer ou o qual o caminho para se tornar este profissional. Para isso, é válido, primeiramente, analisarmos algumas observações, as quais podem parecer obvias, porém, não raro, nos deparamos com elas nas mais diferentes situações em que as coisas não deram certo.
Para começar, é fato que há pessoas que ao "fazerem" um evento, como uma festa de aniversário, um churrasco de final de semana, ou ainda o próprio casamento, se sentem, muitas vezes, aptas a atuarem como um profissional nessa área.
Longe de questionar a capacidade e habilidades que uma pessoa possa ter para essa atuação, o fato é que isto - apenas uma ou outra experiência - não é o suficiente para garantir a qualificação necessária para se tornar um organizador de eventos, de caráter profissional, com todas as demandas dessa profissão.
Uma coisa é planejar e organizar um evento próprio. Neste caso, sabemos plenamente o que queremos, conhecemos o nosso 'sonho', sabemos os recursos que temos para realizá-lo e temos plena consciência que, caso alguma coisa dê errado, o problema maior será nosso, não precisaremos dar retorno ou prestar contas para ninguém, ou seja, para um cliente. E melhor, não estaremos frustrando um momento tão esperado e sonhado de uma outra pessoa. Quem pensa em ter uma festa de aniversário, espera a melhor festa, quem idealiza um show, quer o melhor show, quem pensa no seu casamento, imagina a melhor cerimônia. Em um evento não há tempo ou outra oportunidade para acertar, ou tudo dá certo no momento em que ele acontece, ou então, só poderemos tentar entender o que falhou.
Antes de mais nada, de forma geral, trabalhar com eventos significa transformar em realidade o sonho de uma outra pessoa, afinal, a concepção do evento, neste caso, é dela. E é aí que se exige uma das mais importantes habilidades que o profissional qualificado e preparado deve ter, ou seja, conseguir extrair dessa pessoa/cliente o que ela pensa e deseja. Se este primeiro momento não for corretamente interpretado, ficará difícil materializar o desejo desse cliente, seu objetivo. Aliás, atingir o objetivo de um evento significa alcançar seu sucesso. E este processo demanda e norteia todos os próximos passos. Então, como fazer?? Arriscar?? Tentar?? Aprender pelos erros?? Estagiar?? Impossível...
Outro ponto importante é que uma pessoa que deseja trabalhar com eventos deve saber planejar, entender o que seja planejamento. Ele é a espinha dorsal do processo das fases de um evento - pré, trans e pós-evento. E na esteira do planejamento, outros itens, de igual relevância virão: definição de orçamento, contratação de terceiros, captação de recursos, divulgação etc.. Para isto é imprescindível deter o conhecimento para gerenciar todo este processo que norteia o planejamento, a organização e a realização de um evento. Como se vê, não é simples! Não é algo que se aplica de forma amadora.
Assim, só por estas poucas considerações já se é possível verificar que para ser um profissional de eventos é necessário preparo, qualificação e formação na área.
Pense: Se você precisasse passar por uma cirurgia, você aceitaria ser operado por um "profissional" médico que lhe dissesse: Olha, eu não tenho muito preparo para isto, mas vamos ver se vai dar certo?
É um exemplo muito radical??
Então responda: Se você desejasse realizar e comemorar as bodas de 15 anos de sua filha, você aceitaria deixar esta cerimônia nas mãos de um “profissional” de eventos que lhe dissesse: Olha, eu não tenho muito preparo para isto, mas vamos ver se vai dar certo?
Abs,

3 comentários:

  1. Olá...
    Otimo texto...
    Estarei sempre por aqui lendo suas postagens!
    Até mais =)
    bjos

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!!!!! PRETENDO ME ESPECIALIZAR EM EVENTOS NA HOTELARIA!!
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto e comparações bem colocadas. Beijos.

    ResponderExcluir

Você poderá ler também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...