segunda-feira, 23 de agosto de 2010

COPA 2014 – ESTAMOS PREPARADOS??

Ultimamente me pego conversando com amigos, profissionais e alunos sobre a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil. E a pergunta que se repete e ressalta a cada discussão é: O Brasil está preparado para realizar/sediar um mega-evento? Somos capazes de nos resolvermos e prepararmos nossa casa para receber tantos convidados com tamanha infraestrutura necessária??
Eu, particularmente, ainda acredito que sim. Acredito e defendo que um evento desta magnitude pode impulsionar um país social e economicamente, quando tratado com seriedade, comprometimento, responsabilidade e honestidade por todos, em todas as instâncias – públicas e privadas – envolvidas no seu planejamento e organização. Temos bons exemplos como Espanha em 1992, Austrália com a Olimpíada de Sidney em 2000, a Alemanha com a Copa de 2006, e porque não, a própria África do Sul. E como estamos falando de um evento, o caminho para o sucesso está na eficiência de seu gerenciamento, aliás, um mega-evento. Em ocasião, o presidente Lula afirmou: “[...] Será um momento de ouro, momento de fazer mais política social, mais transferência de renda, mais habitação, de melhorar as estradas, as ferrovias, o metrô, e nós estaremos atentos para que o grande ganhador de tudo isso seja o povo brasileiro. Nós sabemos que a Copa passa, as Olimpíadas passam, e o que nós queremos é que o povo tenha como legado as benfeitorias que a prefeitura, o Estado e o governo federal devem fazer.”
Verdade! Mas lembremos que o papel aceita tudo, porém, é na hora de transformar a teoria em prática que se pode avaliar até que ponto há competência e responsabilidade para se fazer cumprir as promessas em tamanha empreitada. A realização da COPA 2014 no Brasil não é mais um sonho, já é realidade. É preciso que se entenda que a ocasião não permite se pensar em “maquiagem” para os problemas. Para recebermos bem é necessário estarmos com a casa em dia. Resolver primeiramente os problemas internos, de todos os brasileiros que serão os anfitriões, caso contrário, poderemos surpreender anfitriões e convidados com cenas como as vividas por muitos no Rio de Janeiro, neste último sábado. Desde agora, por sermos o próximo país a sediar a Copa, os olhares do mundo estão bem mais atentos ao que acontece aqui. De agora em diante, muitos de nossos problemas - segurança, transporte público, corrupção - sofridos e vividos, até então em âmbito nacional, serão explorados e mostrados para o mundo. Aqui os problemas podem ser ignorados, mas ‘lá fora’ não. E estes não são “momentos de ouro”! Quem sabe, infelizmente, ainda momentos para se perceber que há muito para ser feito para que brasileiros, jogadores e convidados possam responder – sim, o Brasil estava preparado para receber a Copa do Mundo de Futebol!!
Abs, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá ler também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...