terça-feira, 5 de julho de 2011

Porque o patrocínio vem se firmando como uma ferramenta estratégica de comunicação de marketing

Propaganda, publicidade, marketing direto, relações públicas, merchandising, várias são as disciplinas da comunicação de marketing. Cada qual tem suas ferramentas comunicacionais, muita das quais responsáveis pela construção de marcas fortes, e, dentre elas está o patrocínio. Pode ser a um evento, a uma modalidade esportiva, a um atleta, a uma peça de teatro, enfim. O fato é que o patrocínio vem se firmando como uma ação eficiente nas estratégias de comunicação de marketing. Não raro vemos e ouvimos declarações como: através do patrocínio a empresa tal reafirma seus valores corporativos, que estimulam a inovação, o trabalho em equipe, a superação pessoal..., ou, o patrocínio vem reforçar o conceito de exclusivo, novo, qualidade à marca X... ou ainda, através do patrocínio mostramos nosso compromisso com o esporte...e por aí vai. Sempre utilizo o caso do Banco do Brasil que desde 1991 patrocina o Vôlei, na época como estratégia de rejuvenescimento da marca. O resultado vem sendo fantástico, como afirma o próprio Banco.
Mas quais fatores dão ao patrocínio o poder de criar ou reforçar atributos de valor às marcas? A resposta está no objeto a ser patrocinado e seus atributos, os quais são incorporados às marcas patrocinadoras, ou seja, através do patrocínio. Uma relação que o público entende e assimila muito mais no inconsciente e no coração, já que a razão do patrocínio – esporte, cultura, evento – são produtos carregados de conceitos relacionados a prazer, alegria, beleza, superação, desafios, modernidade, tecnologia, entre outros. Um evento esportivo, por exemplo, tem e gera uma carga de emoção atrelada a prazer, tecnologia, união, desafio, vigor e superação, a qual se reflete e se incorpora à marca que patrocina esse evento. Portanto, nos dias atuais, permitir ao público-alvo de uma marca vivenciar com e por meio dela essas emoções e esses sentimentos, é o que faz do patrocínio uma ferramenta comunicacional eficaz. Evidentemente, é preciso alguns cuidados para se desenvolver essa estratégia, mas sobre isso falamos numa próxima ocasião. Por hora, o que podemos afirmar é que se as empresas querem tornar suas marcas fortes e presentes no coração e na mente dos seus públicos, devem investir em patrocínio.  Se corretamente planejado, o investimento dará o resultado esperado, acredite!!  Abs,

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