sexta-feira, 8 de julho de 2011

Medir o retorno dos eventos

Quando tratamos da avaliação de serviços, logo pensamos na dificuldade de mensurar algo intangível. E como eventos é uma área considerada multidisciplinar em serviços, logicamente o grau de dificuldade para avaliar seus resultados se mostra ainda maior. Realmente esse raciocínio procede. Um evento é um quebra-cabeça composto por inúmeras áreas – organização, conteúdo, decoração, A&B, hospedagem, segurança, dentre outros. Portanto, avaliá-lo é uma tarefa complexa e demanda atenção e esforços. Inicialmente, podemos afirmar que ainda hoje há empresas que não desenvolvem uma avaliação cuidadosa e efetiva. Muitas vezes utilizam parâmetros inconsistentes e frágeis para creditar favoravelmente seus resultados. E sabemos que para um evento acontecer é necessário um investimento considerável, tanto da empresa organizadora, como do cliente ou ainda dos patrocinadores. E como investimento, todos os envolvidos esperam, com justeza, um retorno favorável, e aí está a questão. O retorno favorável significa o alcance dos objetivos que levaram à sua realização e aos investimentos. Dessa forma, o que devemos priorizar nessa avaliação?
Primeiramente, é lógico que saber se a decoração agradou, ou se o serviço de A&B estava impecável, ou ainda se a palestra foi realmente interessante para o público presente, é sem dúvida importante indicador de qualidade do evento. Medir a performance do evento por todos os serviços a ele relacionados é um procedimento fundamental no sentido de obter informações para se corrigir falhas posteriores na realização de um próximo evento.
Mas, a principal análise de resultados deve estar atrelada aos objetivos, afinal, são eles que dão razão à realização do evento e norteiam seu planejamento e tudo o que o cerca, incluindo as razões para o investimento. E para isso a definição correta desses objetivos é fundamental. A partir daí, estabelecer métricas mensuráveis relacionadas aos objetivos do evento é ponto crucial para se afirmar que o evento foi ou não um sucesso - alcançou seus objetivos. Portanto, nessa área, a mensuração de resultados deve priorizar os objetivos do evento, pois são eles que nos orientam sobre o que precisa ser avaliado e como será avaliado. Abs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá ler também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...