quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EVENTOS SIM, FESTA NÃO??

Outro dia, assistindo a uma entrevista na televisão, sobre a área de eventos, ouvi do profissional de "eventos" entrevistado, a seguinte afirmação: Um evento não é o mesmo que uma festa...
Neste momento fiquei me perguntando em que sentido ele fez esta afirmativa. Talvez o contexto esteja um tanto quanto generalizado, afinal, temos uma tipologia de eventos que pode sim, configurar como uma festa. Uma solenidade, inauguração, comemoração ou um espetáculo, aniversário, show, festival, dentre outros, com certeza deverão ter um sentido festivo, alegre, divertido, descontraído. Sem estas características, com certeza o objetivo maior destes eventos ficaria comprometido. Quem vai a uma comemoração para ficar triste ou entendiado? Ou ainda, que público quer sair de um show frustrado e aborrecido?? Se isto acontecer, com certeza o evento teve problemas, esteve longe do sucesso, não atingiu seus objetivos.
Evidentemente, há outros tipos de eventos como um congresso, uma reunião, um workshop, os quais por suas definições e natureza, demandam um maior grau de seriedade, atendendo aos anseios no âmbito profissional. Entretanto, mesmo estes eventos necessitam um certo grau de congraçamento, de beleza, de encamento, de ludicidade, para encantar e cativar o seu público, para tornar o momento um acontecimento de sucesso, pois caso contrário, ficam chatos, entediantes e monótonos. Talvez isto justifique a necessicidade hoje, cada vez maior, de trabalharmos estes eventos num formato onde os momentos de gastronomia, música, decoração, por exemplo, sejam parte da programação. Por inumeros motivos, o valor desses momentos estarão, com certeza, refletidos nos resultados atrelados aos objetivos que nortearam a concepção desses eventos.
Portanto, a afirmação acima me parece um tanto quanto 'equivocada' ou 'injusta'. Mesmo que se pareça muito informal relacionar profissionalmente um evento a uma festa, isto é necessário. Porém, o que é preciso ressaltar é que tal relação não desmerece a seriedade que todo profissional de eventos deve ter ao planejar e organizar um evento. Isto sim é preciso considerar. Uma festa de aniversário é um evento, e como profissional de eventos devo entregar ao meu cliente a melhor festa de aniversário que ele imagina, dentro do que foi acordado. Eu, enquanto profissional de eventos vou dizer: Estou planejamento e organizando um evento. Meu cliente vai dizer: Contratei um profissional para organizar minha festa de aniversário!!
Abs,
Rosana Zan


5 comentários:

  1. Olá prof, tdo bem?
    Bom já estou seguindo você aqui no blog e no twitter tbm..rs Já até estou divulgando seu blog lá no meu!
    Então, concordo plenamente com você, uma festa é sim um evento...Irá depender somente do profissional em reconhecer a importancia dos eventos em que ele é contrado para planejamento e organização.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro!!! A partir de agora estarei sempre por aqui, acompanhando você e suas idéias!
    E cá entre nós, concordo plenamente com você! Uma festa é um evento que merece toda a atenção e organização para que seja um sucesso!!!
    Parabéns pelo blog!
    saudades!
    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o termo "Festa" está longe de ser compreendido pela nossa sociedade. É por este motivo que concordo com a Profa. Rosana: qualquer que seja um evento ou solenidade, é preciso ser acrescido de um certo "humanismo". Atualmente, expolora-se muito os sentidos humanos, seja na experiência de marca, em eventos ou lançamento de novos produtos. De fato, qualquer que seja o evento, se tiver um "quê festivo", torna-se muito mais interessante.

    ResponderExcluir
  4. UMA FESTA É SIM UM EVENTO!!!!!!!!! DADO TEMÁRIO, DADO LOCAL, DADA DESPESA, DADA COMEMORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS AMIGA!TUDO DE MELHOR NESTA VIDA!BJKS CHEIO DE SAUDADES...
    SHEILA COELHO

    ResponderExcluir

Você poderá ler também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...