Na excelente matéria abaixo sobre as marcas e a parceria com o carnaval de Fernanda Salem, do Mundo do Marketing, é possível perceber como a sinergia ao patrocínio é importante quando se usa essa ação (patrocínio) como ferramenta de comunicação institucional ou mercadológica. Sem dúvida, as empresas no Brasil estão entendendo a estratégia numa filosofia de comunicação integrada, na qual o patrocínio é o eixo central. Observando no texto abaixo, as ações de cada marca em torno do patrocínio, vê-se que o efeito sinérgico está sendo buscado, pois o sentido é que cada mensagem adicional complemente a mensagem anterior. E o valor está justamente por elas serem planejadas na integralidade das diversas disciplinas comunicacionais - publicidade, relações públicas, marketing direto, merchandising, propaganda. É um efeito diverso de qualquer mensagem individual. Integradas, as mensagens potencializam o poder de criar conexões desejadas na mente do público-alvo. Nesse caso, a comunicação integrada maximiza a eficácia dos elementos comunicacionais, e a eficácia do patrocínio a eventos é ampliada por contar com formas complementares de repercussão ao evento em si. Porém, é importante que todas as marcas envolvidas com o Carnaval e as próprias escolas de samba consigam perceber e trabalhar essa patrocínio como uma parceria em que cada lado tem sua agenda, portanto, seus objetivos, e que o carnaval é antes de tudo uma cultura popular que envolve o sentimento e a paixão de muitas comunidades. Assim, essas pessoas devem ser o primeiro público-alvo a ser ouvido e considerado quando ambas as partes decidirem e planejarem o patrocínio, para afastar o risco de tornar, em pouco tempo, um evento meramente mercadológico. Nesse sentido, nosso Carnaval não pode pode seguir os mesmos passos do nosso futebol... Fica a reflexão!! Abs
Danone, Pantene e Bombril apostam no Carnaval para reforçar a marca
Marcas patrocinam samba enredo de escolas para destacar a categoria, aproveitando a temática dos desfiles. Desafio é levar as ações para além da avenida
Por Fernanda Salem, do Mundo do marketing em 07/02/12
Iogurte dá samba?
Com o objetivo de se aproximar da família brasileira e reforçar o iogurte como um alimento saudável, a Danone realizou uma ação inédita na empresa e resolveu participar do Carnaval. A marca patrocina a carioca Porto da Pedra este ano e a maneira de ativar a ação será com nada menos que um samba enredo chamado “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, contando a historia do produto e seus benefícios. A música foi criada pela escola e a Danone participou levando o carnavalesco Jayme Cezário e o diretor de Carnaval Amauri Santos à Barcelona, para conhecer a primeira fábrica de iogurte do mundo e a história da empresa.
Com o objetivo de se aproximar da família brasileira e reforçar o iogurte como um alimento saudável, a Danone realizou uma ação inédita na empresa e resolveu participar do Carnaval. A marca patrocina a carioca Porto da Pedra este ano e a maneira de ativar a ação será com nada menos que um samba enredo chamado “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, contando a historia do produto e seus benefícios. A música foi criada pela escola e a Danone participou levando o carnavalesco Jayme Cezário e o diretor de Carnaval Amauri Santos à Barcelona, para conhecer a primeira fábrica de iogurte do mundo e a história da empresa.
Para emplacar a iniciativa na comunidade, a direção da escola reforçou o lado financeiro e os benefícios que viriam com o patrocínio. “Em 12 anos de Carnaval no grupo especial é a primeira vez que a escola tem um patrocínio dessa forma. No começo foi difícil a aceitação na comunidade, mas hoje eles já entenderam a proposta. Enxergamos que podemos abrir novas portas e fazer com que a cultura da escola, que não estava acostumada com Marketing, possa identificar as oportunidades para os projetos sociais. Não podemos fazer com que a parceria fique só no Carnaval”, diz Francisco Marins, Presidente da Porto da Pedra, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O braço social fica por conta do apoio ao Instituto Abraço do Tigre, criado pela escola, e que tem como missão oferecer oportunidades de estudo e cultura aos jovens de São Gonçalo. A empresa participa da seção de culinária e começou em novembro a dar cursos de panificação e empreendedorismo, com o acompanhamento de uma nutricionista trazendo informações sobre uma dieta saudável.
Reforço à categoria
A escolha da Danone em aproximar a marca do público no Carnaval está alinhado ao potencial da categoria no Brasil. O mercado de iogurtes faturou R$ 5 bilhões no país em 2011 e ainda tem uma grande margem de crescimento, de cerca de seis vezes além do índice atual. O brasileiro consome 6,4 kg do alimento por ano, em média, enquanto os argentinos ingerem o dobro e os holandeses chegam a 45 kg.
A escolha da Danone em aproximar a marca do público no Carnaval está alinhado ao potencial da categoria no Brasil. O mercado de iogurtes faturou R$ 5 bilhões no país em 2011 e ainda tem uma grande margem de crescimento, de cerca de seis vezes além do índice atual. O brasileiro consome 6,4 kg do alimento por ano, em média, enquanto os argentinos ingerem o dobro e os holandeses chegam a 45 kg.
Na avenida, a missão é informar os benefícios do produto para incentivar o seu consumo na dieta brasileira, por meio de uma historia lúdica, inclusive exalando o cheiro do iogurte durante o desfile, mas a empresa também capitalizará com ativações na Sapucaí e em pontos de venda. A grande aposta é no uso da realidade aumentada, para reforçar o lado irreverente do Carnaval. As garradas de 900 ml das marcas Danoninho, Dan Up e Activia trazem motivos inspirados na festa, nas gôndolas de todo o país desde o dia 2.
O consumidor pode baixar gratuitamente o aplicativo “Danone Carnaval” no smartphone ou tablet e, quando apontar o aparelho para as embalagens, poderá ver, por exemplo, um mestre sala e a porta bandeira sambando. Também estão disponíveis máscaras como take one, que trazem imagens lúdicas quando apontadas para uma webcam. No total, o investimento do projeto de Carnaval responde por 10% a 15% da verba total de Marketing da empresa reservada para o ano.
Desfilando os cabelos 
Para a Danone, o projeto é ousado e uma novidade, mas outras marcas já utilizam o Carnaval a seu favor há mais tempo. A Pantene começou a investir na festa há quatro anos, como parte do reposicionamento da marca. “O grande benefício da presença no Carnaval é a aproximação com o consumidor. Há quatro anos, o desafio para a marca era dissipar a percepção de que a Pantene era uma marca importada, norte-americana, e por isso cara. Então trabalhamos muito nisso, apostando na grande festa brasileira e nos aproximando da família nacional. Queremos ser brasileiros”, diz Gabriela Onofre, Diretora de Assuntos Corporativos da P&G Brasil, que detém a marca, em entrevista ao portal.
Para a Danone, o projeto é ousado e uma novidade, mas outras marcas já utilizam o Carnaval a seu favor há mais tempo. A Pantene começou a investir na festa há quatro anos, como parte do reposicionamento da marca. “O grande benefício da presença no Carnaval é a aproximação com o consumidor. Há quatro anos, o desafio para a marca era dissipar a percepção de que a Pantene era uma marca importada, norte-americana, e por isso cara. Então trabalhamos muito nisso, apostando na grande festa brasileira e nos aproximando da família nacional. Queremos ser brasileiros”, diz Gabriela Onofre, Diretora de Assuntos Corporativos da P&G Brasil, que detém a marca, em entrevista ao portal.
Em 2011, ao investir no patrocínio à escola carioca Vila Isabel, que teve como enredo o tema cabelos, a Pantene tinha como objetivo reforçar a imagem da marca na avenida. Para não desrespeitar as regras contra merchandising, a aposta foi na garota propaganda Gisele Bündchen, que desfilou em um dos carros da escola.
“Neste caso, a nossa agência descobriu que o enredo da Vila Isabel seria sobre cabelos e então resolvemos aproveitar a oportunidade. Foi muito positivo, principalmente no aumento do recall da marca e na associação com o cabelo bonito. O grande aprendizado foi que, quanto mais levarmos a marca para fora da avenida, melhor. Por isso, começamos a planejar as ações em abril de 2010 e amarramos todas as ferramentas, tanto com campanha, como no ponto de venda e nas mídias sociais, além de pensar no desfile da Gisele”, diz Gabriela.
Relacionamento sutil
Este ano, a marca da P&G aposta no Carnaval de São Paulo e patrocina a escola de samba Rosas de Ouro, divulgando o lançamento Pantene Pro-V. A ativação não será pelo enredo, “O Reino dos Justus”, que homenageia o publicitário Roberto justos, mas Pantene e
stará na avenida com alguns elementos sutis. A nova linha traz o extrato de flor de cássia como destaque na formulação, fator explorado na campanha e em ações de Marketing. Como referência, um carro distribuirá réplicas da flor de cássia na avenida.
Este ano, a marca da P&G aposta no Carnaval de São Paulo e patrocina a escola de samba Rosas de Ouro, divulgando o lançamento Pantene Pro-V. A ativação não será pelo enredo, “O Reino dos Justus”, que homenageia o publicitário Roberto justos, mas Pantene e
Para reforçar a assinatura “Carnaval Pantene, o mais top do Brasil”, a marca inaugurou um espaço na escola para receber convidados, com o logo presente em todos os ambientes. Um concurso digital também elegerá os consumidores top do Carnaval em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador.
Outra marca que aproveita o espaço da quadra da escola é a Skol, que patrocina a São Clemente, escola do Rio de Janeiro, mercado importante para a cerveja da Ambev. Com a parceria, o local vem trazendo desde janeiro shows de DJs e de artistas como o sambista Diogo Nogueira, além de blocos e a Roda de Samba Skol 360°. Para capitalizar com o enredo “Uma aventura musical na Sapucaí”, que pretende transformar a avenida na Brodway brasileira, falando sobre musicais, a Skol chama artistas para a quadra.
São Paulo no foco
Além da Pantene, outras marcas apostam no Carnaval de São Paulo este ano. Uma delas é a Bombril, que patrocina a Vai-Vai, campeã da festa paulistana em 2011. O enredo “Mulheres que brilham” tem tudo a ver com a estratégia da marca, sendo inclusive o nome de um projeto da Bombril que homenageia personalidades femininas.
Além da Pantene, outras marcas apostam no Carnaval de São Paulo este ano. Uma delas é a Bombril, que patrocina a Vai-Vai, campeã da festa paulistana em 2011. O enredo “Mulheres que brilham” tem tudo a ver com a estratégia da marca, sendo inclusive o nome de um projeto da Bombril que homenageia personalidades femininas.
As ações reforçam o posicionamento da marca de luta pelo reconhecimento das mulheres, apoiado inclusive pelas garotas propaganda Marisa Orth, Dani Calabresa e Monica Iozzi. O enredo para 2012 traz ainda frases como “Que se ilumina e se refrata/Como prisma de 1001 faces/Mulher que é de ouro, bronze e prata”, uma possível referência ao “1001 utilidades”, conceito explorado pela marca em sua comunicação.
Outra marca que aproveita o Carnaval para se aproximar do mercado brasileiro e, principalmente, dos consumidores locais, removendo a percepção de estrangeira, é a Transitions Optical, que patrocina a também paulistana Império de Casa Verde, com o enredo “Na ótica do meu império, o foco é você”. A ideia mais uma vez é aproveitar a descontração das festividades para chamar a atenção para a categoria, ressaltando principalmente os benefícios das lentes para o conforto dos olhos e a saúde.
A grande aposta para a marca de lentes fotossensíveis é reforçar o reposicionamento, que muda o foco do produto para um envolvimento emocional com os consumidores. O investimento de mais de R$ 700 mil no projeto de Carnaval também inclui ações sociais realizadas na quadra da Império e fazem parte de um total de R$ 22 milhões que a empresa investirá em Marketing no Brasil este ano.
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