Todo patrocínio, seja a um evento, a um atleta, a um evento cultural, enfim, é um acordo de parceria, baseado em objetivos que foram cuidadosamente definidos por ambas as partes (empresas, atletas, instituições, dentre outras) e estão relacionados às suas estratégias de marketing. Duas das condições básicas para que o resultado positivo dessa parceria, como ação de comunicação de marketing, seja alcançado está em o público (sempre alvo da ação) enxergar razão nesse patrocínio, o que se dá como fruto de o objeto patrocinado estar em consonância com os objetivos e os interesses da marca patrocinadora, sua essência e seu público. E isso parece não estar acontecendo com o patrocínio dos clubes de futebol aos lutadores da UFC. Pelo contrário. O público torcedor do mundo da bola, que se faz presente no local das lutas, está reagindo com certa hostilidade ao lutador que leva a marca de um determinado time na camisa. Um exemplo foi o que ocorreu no último evento onde o lutador Anderson Silva, patrocinado pelo Corinthians, venceu e ouviu gritos ofensivos ao clube . Além disso, o público presente ao local do evento atirou objetos, cerveja, revista etc., no octógono, palco da luta.
Isso mostra que a essência desse patrocínio não está clara para público ou este público não está preparado para entender o apoio dos clubes de futebol aos lutadores, levando para o ringue a rivalidade existente entre as torcidas dos clubes de maneira ainda mais agressiva. É válido ressaltar que estamos falando de duas modalidades esportivas e que seus esportistas estão, antes de tudo, defendendo o país. Entretanto, aqui no Brasil, o sentimento que envolve o futebol e os clubes é muito forte e delicado por parte dos seus torcedores, e é afetado por tudo o que os atinge ou que interfere no contexto de vitória e derrota. E os últimos acontecimentos têm mostrado que o torcedor não está distinguindo se a marca do clube de futebol adversário, estampada na camisa do lutador, está ali beneficiando o esporte...
Talvez, para chegarmos a uma melhor conclusão sobre esse patrocínio, precisamos das respostas para as seguintes questões: O que de fato está motivando esse investimento por parte dos clubes? Será que o público está justamente percebendo que o objetivo desse patrocínio pode não estar tão focado no esporte e sua essência?? Em que está se transformando o “futebol” no Brasil?? O que esperam os dirigentes dos clubes patrocinando atletas de um esporte em que o mote é a “luta”, a “força”.. enfim??
O fato é que nem o público envolvido está preparado e consciente dessa parceria e nem o objetivo desse patrocínio parece estar em consonância com os objetivos do “futebol” enquanto “esporte”. Esperamos que não seja mais uma estratégia visando lucro em detrimento a natureza que move todo esporte.
Qual a sua opinião?? Abs,
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