quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os percursores do patrocínio


O patrocínio, como conhecemos, possui três administradores, Peter Uberroth; David Stern e Mark McCormack -  empreendedores e influentes em suas áreas – responsáveis pela criação dos modelos pelos quais a atividade de patrocínio ainda é realizada hoje. Primeiramente Peter Uberroth é famoso por seu papel em fazer dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles ser um evento independente de financiamento do setor público. Indiscutivelmente ele transformou as Olimpíadas em um produto econômico desejável e demonstrou que poderia, se necessário, obter lucro para o evento e as empresas patrocinadoras.
Outra figura de destaque é David Stern, comissário da (NBA) Associação Nacional de Basketball dos EUA. Um administrador amplamente reconhecido como sendo o criador do projeto para a maximização comercial da liga principal de esportes dos EUA. Sob a sua orientação a NBA abriu oito escritórios fora da América do Norte e os Jogos NBA são transmitidos para uma média de 170 países. Ele criou patrocínios da NBA e foi a figura-chave na resolução dos salários com jogadores da NBA em 1976.  Ele também é responsável pela introdução da negociação coletiva que levou à partilha de receitas entre as franquias da NBA e do teto salarial nessa área, o qual foi adotado por outras grandes ligas esportivas Americanas.
Finalmente, Mark McCormack. Em 1960, McCormack assinou seu primeiro cliente Arnold Palmer e a partir de então agenciou vários esportistas considerados grandes estrelas do mundo do desporto, incluindo Pelé, Martina Navratilova e Jean Claude-Killy. Mais recentemente, essa lista incluiu Tiger Woods, Pete Sampras, Michael Schumaker, Derek Jeter, Charles Barclay e Roger Federer. O modelo de McCormack era transformar seus clientes em comercializáveis ​​propriedades de patrocínio e contratos publicitários, com altos valores de aparência, bem como para gerir o seu tempo de forma mais eficiente do que eles poderiam fazer para si mesmos (McCormack, 1984).

2 comentários:

  1. Estou lendo agora, casualmente, o livro "O que ainda não se ensina em Harvard Business School", de Mark McCormack (depois que todo mundo já leu rsrsrs). É que o meu chefe me contou que esse livro fez a cabeça dele faz alguns anos atrás. Muito interessante o que Mark fala sobre patrocínio na área de esportes e agenciamento de esportistas.

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  2. Legal Pablo, tbém não li este livro ainda..rsrs. Mas já está anotado! Mas ele foi realmente um dos precursores do patrocínio nos moldes atuais. Só por isso já sou fã dele!! abs,

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