quarta-feira, 9 de março de 2011

Patrocinar deve ser sinônimo de parceria autêntica

O que é um patrocínio? Patrocínio é uma parceria que envolve o patrocinador (pessoa física ou jurídica) e o patrocinado (um evento, um atleta, uma causa social etc.). A relação entre ambos se dá através do aporte de recursos financeiros pelo patrocinador. Para o patrocinado certamente o principal objetivo está na verba a ser obtida, a qual, na maioria das vezes, é responsável pela viabilidade dos projetos. Já para o patrocinador a contrapartida esperada pelo ‘investimento’ nessa parceria está relacionada a inúmeros objetivos. Quando se trata, por exemplo, de uma empresa, o patrocínio acontece como ação de comunicação de marketing institucional e/ou mercadológica. Pode ter como objetivo obter maior visibilidade para a marca, reforçar a marca, aumentar vendas, estreitar relacionamento entre a empresa e a comunidade, dentre outros. E com certeza o patrocínio é muito eficaz como ferramenta de comunicação de marketing. Então parece fácil para ambas as partes estabelecer essa relação, afinal, todos serão beneficiados. Não! Para que a realidade de sucesso seja alcançada é preciso que ambos se atentem para uma condição muito importante: o patrocínio deve ser autêntico, ser calcado em bases sólidas, com projetos sérios de médio a longo prazo. O Banco do Brasil com o patrocínio ao vôlei é um excelente exemplo. Uma parceria autêntica requer profissionalismo com comprometimento e porque não, com respeito e amor. O patrocínio é uma das ferramentas de comunicação que mais aproxima empresa ao seu público, que consegue dar emoção à marca.    
Dessa forma, é preciso entender que os objetivos esperados pela empresa patrocinadora precisam ser alcançados e para isso primeiramente o patrocínio precisa ser um sucesso. Se o evento patrocinado fracassar, tiver problemas, provavelmente isso reverberará negativamente na marca patrocinadora. Portanto, só uma parceria autêntica e profissional, firmada em bases sólidas seriamente planejadas poderá obter o sucesso esperado por todos – patrocinador, patrocinado e o público.      

Um comentário:

  1. Olá Rosana,

    sou profissional de marketing e recebo inúmeros pedidos de patrocínios. Poucas são as propostas bem formuladas com objetivos e contra-partidas bem definidas. Gostei do seu post e concordo com as suas palavras.

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